Agradeço a sua participação no blog!!! Abraço..

Fazendo a "tecla Windows" funcionar no Linux - KDE

Desde que instalei o Fedora, antigamente por vício com Windows, às vezes ainda pressiono essa maldita "tecla Windows" que não funciona no KDE, ops... corrigindo: não funcionava! Eis a solução:

1. antes de mais nada, precisamos saber qual é o código emitido da tecla Windows de seu teclado, para isso, abra o konsole e digite:
$ xev

2. note que qualquer ação, tanto o movimento do mouse quanto qualquer tecla pressionada exibirão vários eventos como resultado enquanto este aplicativo estiver rodando. Portanto, o que nos interessa é o evento Keycode da tecla Windows, para isso, tecle-a e anote o número que aparece em "keycode", veja onde exatamente com base no exemplo abaixo:


Aqui apareceu que a tecla Windows corresponde ao evento KeyPress número 115. Memorize este número por enquanto.

3. crie um arquivo em ~/ de nome .Xmodmap com o seguinte comando:
$ touch ~/.Xmodmap

4. edite o arquivo .Xmodmap com o seguinte comando:
$ gedit ~/.Xmodmap

5. acrescente uma única linha com o seguinte dizere:
keycode 115=F13

Veja:

Grave e feche o editor gedit.

6. Volte ao konsole, digite o comando:
$ xmodmap ~/.Xmodmap

7. Pronto! A parte mais complicada já passou. Agora, como já deve saber, se pressionar a combinação de teclas ALT+F1 será exibido o menu de lançamento (menu de sistema) do KDE, certo? Certo! É o que queremos ao pressionar a tecla Windows também, portanto, continuando com o que interessa, tecle ALT+F2 e digite kcontrol para acessarmos o Centro de Controle do KDE.


8. Na janela de Centro de Controle do KDE, clique no sinal de + que está ao lado esquerdo do item "Reginal & Acessibilidade". Dentre os sub-menus que aparecerão, escolha "Atalhos de Teclado". Na lista da direita que aparecerá, procure pelo item "Mostrar Menu de Lançamento" e selecione-o. Por último, clique no botão "Personalizar" logo abaixo. Veja esta seqüência na imagem abaixo:


9. Na janela seguinte (que aparecerá após você clicar no item "Personalizar"), selecione o item "Atalho Alternativo" clicando sobre esta opção. Feito isto, tecle a tecla Windows do seu teclado. Veja:


Note que, ao pressionar a tecla Windows de seu teclado, aparecerá "F13" dentro do botão que estava sem descrição alguma. Lembra-se do descritivo dentro do arquivo .Xmodmap? Só relembrando "keycode 115=F13", eis a origem do F13. Já que seu teclado não tem a tecla F13, definimos "F13" para o evento 115 que corresponde a tecla Windows. Continuando, por último clique no botão OK.

10. Note o que mudou na janela principal do Centro de Controle do KDE. Agora clique no botão APLICAR para confirmar esta alteração.


Pronto! Agora ao pressionar a "tecla Windows" ou, "tecla Linux", o menu de lançamento (ou também conhecido como Menu do Sistema ou Menu Inicial) irá se abrir.

Fonte:

Um comentário:

Anônimo disse...

Valeu cara, ótimo post!

Volte Sempre!! =D
Pesquisa personalizada